terça-feira, 6 de novembro de 2012

Agressão moral à Ética Jornalística


MIRELLA CUNHA HUMILHA JOVEM GAROTO CRIMINOSO EM REPORTAGEM NO PROGRAMA BRASIL URGENTE DA BAHIA.

A jornalista Mirella Cunha da Tv Bandeirantes, repórter do programa Brasil Urgente da Bahia humilhou o garoto Paulo Sérgio, acusado de estupro, em entrevista.

O fato ocorreu há mais ou menos 6 meses atrás, em maio deste ano (2012).
O vídeo com a matéria foi postado no site de vídeos YouTube, e gerou revolta de maioria dos internautas que se expressaram comentando sobre o vídeo mostrando toda a sua indignação.

Na reportagem com a legenda "Chororô na delegacia: acusado de estupro alega inocência.", o garoto que havia sido espancado por dois homens que o flagraram atacando a vítima, é questionado por Mirella. Ele respondia meio desajeitado com erros de português e tudo mais. Ela pergunta se ele havia roubado e estuprado a garota, ele admitiu o assalto, porém, negou que tivesse estuprado, Mirella retrucou e o acusou dizendo: "Não estuprou, mas queria estuprar!"
Ao decorrer da entrevista, ele se defendia e até propôs com que chamassem a garota pra afirmar que ele não havia a estuprado, ou fizessem um exame para que fosse comprovado a sua inocência em relação ao estupro. No caso, sua ignorância, falta de conhecimento e despreparação falaram mais alto. Ele confundiu "exame de próstata" com "exame de corpo de delito", que seria feito pra saber se a garota foi abusada ou não.
Com isso, a repórter começou a debochar de Paulo Sérgio, perguntando repetitivamente: "Qual é o nome do exame mesmo?"
Mirella Cunha manchou o código de ética do jornalismo, usando a 'liberdade de imprensa' como precedente para ferir os direitos humanos. Além de sujar a imagem da imprensa, negativou e feriu a Ética Jornalística da Tv Bandeirantes.
Logo em seguida, ela foi afastada de suas funções até ser demitida da emissora.


CRÔNICA:

Mirella foi imprudente, irresponsável e desrespeitosa não só com o garoto infrator Paulo Sérgio, mas sim com o veículo de mídia a qual trabalhou e também com a sociedade em geral.
É verdade e fato que o garoto mesmo não tendo estuprado a garota, estava errado por suas ações anteriores, mas Mirella não tinha o direito de tê-lo humilhado, fazendo-lhe acusações e debochado dele. Essa atitude envergonhou a todos nós jornalistas e simpatizantes.

Postado por: Renê Franco
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário